quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Estrelas da Disney como Demi Lovato, podem se meter em problemas?

Pobre Demi Lovato! Por quantos problemas você é autorizado a passar, se você é uma estrela da Disney? Eles poderiam demitir Demi por isso?

Sim, os advogados de Hollywood podem até alimentar seus poderes do mal com o sangue de criancinhas e gastar seu tempo livre adorando ídolos de pedra.

Mas processar Demi Lovato? Por buscar ajuda para um transtorno alimentar e automutilações? Será que alguém em Hollywood é tão malvado assim?

Vamos debater isso com a ajuda de um dos advogados de Hollywood. Falei com o próprio Ken Basin da Greenberg Glusker, que já sentou-se na mesa da Disney várias vezes.

De acordo com Basin, a Disney provavelmente poderia — se realmente, realmente quisesse —, procurar algum tipo de reparação financeira por parte de Lovato. Em algum lugar, no fundo de seu contrato, provavelmente há algum parágrafo que a empresa poderia usar para derrubá-la.

“Especificamente, há duas disposições contratuais que poderiam entrar em jogo”, diz Basin.

“Uma delas, é uma cláusula moral."

"Estas variam de empresa para empresa. Mas muitas vezes – especificamente em companhias como a Disney - elas estão tão amplamente formuladas que elas podem ser desencadeada por qualquer situação que traga à empresa um "descrédito" ou "escândalo".

A outra cláusula trata de incapacidade. A formulação geral afirma que, se um artista está desabilitado de alguma maneira, por qualquer motivo, a empresa pode rescindir o contrato e até mesmo pedir uma indenização pelas perdas.”

"A Disney tende a ser muito rigorosa nos seus contratos", diz Basin. "Eu acredito que tenham contratos bem rigorosos e com cláusulas de moral bem definidas."

Dito tudo isso, não espere nenhuma atitude agressiva da Disney contra Demi. Por quê? Porque eles não são bobos.

"Seria uma postura de relações públicas extremamente ruins," explica Basin. "Às vezes, a melhor atitude é não tomar atitude nenhuma."

Sem brincadeiras. Na verdade, a Disney já divulgou um comunicado de apoio à sua estrela.

Ainda foi levantada outra questão: que tipo de problemas de fato quebrariam essas cláusulas de contrato? Um escândalo criminal como o de Michael Vick, certamente. [Michael Vick é um jogador de futebol americano preso por envolvimento em brigas de cães ilegais, que perdeu contratos milionários por causa disso].

Mas o que dizer de cocaína ou heroína? “Acredite ou não, um artista da Disney poderia anunciar um problema real com drogas e a Disney ainda assim não fazer nada”, sugere Basin.

"A Disney tende a trabalhar com 'talentos brutos' e então lapidá-los," Basin explica. "Essas estrelas custam muito tempo e investimento, então às vezes faz mais sentido esperar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário